VM Soluções em Informática
EmpresaProgramasSuporteContato  
VMBar
 

  

Download
Comprar
Códigos de barras
Impressoras
Tipos de códigos de barras:

Existe uma grande variedade de tipos de códigos de barras. Cada um deles tem sua aplicação. Segue abaixo uma relação dos mais comuns.

EAN-13: Código de produtos. Este é o código padrão mundial para identificação de produtos. Esta padronização permite que cada produto receba um código único e que este código seja reconhecido em qualquer lugar do mundo.

O código é formado por 13 dígitos como segue:
País: é formado por 2 ou três dígitos (789 = Brasil)
Empresa: é formado por de 4 a 7 dígitos (atualmente no Brasil)
Produto: é formado por de 2 a 5 dígitos (atualmente no Brasil)
Dígito de controle: um dígito final calculado com base nos demais.

Este código é gerenciado pela EAN Internacional, representada no Brasil pela EAN-Brasil. Assim, para usar este código é preciso se cadastrar neste órgão para obter o código de empresa. O número de dígitos que identifica a empresa será determinado em função do número de produtos na linha da empresa, de modo que hajam dígitos suficientes.

Para mais informações sobre o processo de cadastramento da empresa acesse o site http://www.eanbrasil.org.br ou ligue para 0800-11-0789.

EAN-8: Código de produtos. Este é uma versão reduzida do código EAN-13. É usado em produtos que não têm espaço para o código EAN-13. É formado apenas por país, produto e dígito de controle (8 dígitos). Cada produto precisa ser cadastrado individualmente na EAN-Brasil.

Intercalado 2 de 5: Este código pode ser usado em qualquer aplicação que necessite codificar números. Os boletos bancários e também outras contas (como água e luz) utilizam este código. Pode ser utilizado para qualquer quantidade de dígitos (número par), desde que o leitor seja capaz de ler toda a extensão.
Observação: Alguns leitores de mão disponíveis no mercado afirmam ler este código, mas na verdade não o fazem. Assim, se você precisar de compatibilidade, é melhor usar o Code 39, já que este código é mais amplamente reconhecido pelos leitores.

Code 39: Este código permite representar não apenas dígitos, mas também letras e alguns sinais. O código pode ter qualquer tamanho (limitado pela capacidade do leitor). É menos compacto (requer mais espaço) que o intercalado 2 de 5, mas é mais abrangente.

Code 128: Este é o mais completo de todos os códigos, podendo representar qualquer sinal (dígitos, letras maiúsculas, letras minúsculas, etc.), e também o mais compacto de todos. Há também a variação chamada EAN-128 que usa identificadores de campos para permitir que um mesmo código represente várias informações. A desvantagem deste código é que ele requer uma precisão de impressão muito grande para que o código seja reconhecido pelos leitores.